Economia da Ansiedade
Volátil, incerto, complexo e ambíguo: Mundo VICA (ou Vuca em inglês). Essa mistura explosiva resume o momento que vivemos. Se compararmos nosso estilo de vida com 10, 15, 20 anos atrás percebemos a transformação em como nos comunicamos, planejamos nossas viagens, administramos nossa conta no banco, assistimos séries, fazemos e pedimos nossas refeições, e por aí vai.
WhatsApp, Decolar, Trivago, Booking, Nubank, Netflix, iFood... são bebês no mundo corporativo e vejam o alcance deles. Eles vieram para facilitar nossas vidas. Inovação "raiz" é assim, simples, mais barata e melhora a experiência, em alguns casos, radicaliza e proporciona uma experiência completamente inédita.
Ótimo! WhatsApp, para destacar um exemplo, realmente facilitou demais a comunicação em todos os sentidos. E assim temos inúmeros exemplos de inovações que vieram para facilitar a nossa vida. Concorda? Ou você não está seguro dessa resposta. Vou te ajudar:
Sua vida melhorou nos últimos anos?
Ou a velocidade de transformação de tecnologias, novos conhecimentos, novas concorrências, novo comportamento do consumidor têm deixado você ansioso?
Ansioso porque não consegue se manter atualizado com todos os autores, cursos, livros, palestras e publicações sobre sua área de trabalho.
Ansioso porque não consegue fazer atividade física com frequência que deveria.
Ansioso porque sua vida não é tão "cool"quanto seus "amigos" no Instagram.
Ansioso porque não consegue estar em vários lugares ao mesmo tempo.
Ansioso porque o dia continua tendo 24 horas.
(...)
A Ansiedade, e sua irmã Depressão, castigam a humanidade especialmente nas últimas décadas. Ninguém duvida disso.
E como "as dores" inspiram inovações, a Ansiedade é musa inspiradora de muitos produtos e serviços, inovações organizacionais, novos modelos de gestão. Dos descolados espaços de relaxamento de startups e grandes empresas a aplicativos como o Calm ("Meditate, Sleep, Relax - aplicativo que oferece recursos para desestressar o usuário, diminuindo o ritmo cansativo do dia a dia"). Cosméticos, produtos naturais, massagens, medicamentos, terapias, cursos, livros.
Destaco a #aromaterapia que está ressurgindo com força em vários segmentos, do aumento do consumo de óleos essenciais puros à sua inserção em fórmulas de produtos de limpeza.
Os óleos essenciais após inalados atingem diretamente nosso sistema límbico, nossas emoções. São riquíssimos em propriedades medicinais cientificamente comprovadas (desculpem, também sou farmacêutica industrial e por isso adoro o tema!).
Nunca se falou tanto em equilíbrio corpo, mente e espírito.
Nunca se falou tanto em #Propósito, em dar sentido mais profundo às escolhas de vida.
Mindfulness? Focar no presente. Estar plenamente vivendo o exato momento com todos os sentidos juntos e no mesmo tempo, tempo presente. Parece o antídoto perfeito para a ansiedade, não é?
Todo esse cenário: história, tecnologia, biologia, neurociência, comportamento consciente, informação, experiências de vida e conhecimento compartilhados está favorecendo enormemente este mercado, cujo público é todo aquele que sofre, em maior ou menor grau de Ansiedade.
A #EconomiaDaAnsiedade parece muito vigorosa e tem muitos segmentos de mercado a alcançar. Conheço "alguns" potenciais
consumidores dela. E você?