Posso colocar os pedidos em uma comanda só?
Pergunta comum que ouço, invariavelmente, quando estou em uma padaria, café, restaurante em um encontro de negócios. E o pior, logo nos primeiros minutos quando a conversa entre os clientes ainda nem se iniciou direito.
Hoje é muito comum que agendas de assuntos profissionais aconteçam fora do ambiente corporativo convencional. Muitas vezes com pessoas que não se conhecem pessoalmente, fizeram contato pelo LinkedIn, por exemplo.
Voltando à pergunta de abertura... Absolutamente desnecessária e sem nada de positivo sob o ponto de vista da experiência do consumidor.
Explico: essa pergunta, quase sempre gera constrangimento, em menor ou maior nível. Quase sempre a resposta é hesitante e gera um microclima desnecessário.
Para quem interessa essa pergunta? Para o atendente que poupa trabalho lançando tudo em uma comanda só.
Se uma das pessoas quiser pagar a conta integral, é super fácil, é só pegar as comandas - quantas forem - e pagar. Simples e bem mais simpático do que ter que responder à essa pergunta que não tem como objetivo melhorar a experiência do consumidor.
Tudo é detalhe. A diferença está no detalhe.