Desconto de 1,44% te incentiva a comprar?
Nada atrativo, né? Menos de 2%? Considere ainda que o valor total é pequeno: R$2,89 reais em uma compra de R$200,00. Soa insignificante. Pois é... Só que não.
Eu fui fisgada por essa promoção. Confesso que não sou do tipo "econômica", que busca sempre o melhor preço, pechincha. Conveniência e experiência contam muito para mim. E aposto que para a maioria das pessoas. Vou contar o que aconteceu:
Mais um dia que preciso abastecer o carro. A caminho de um cliente, penso em qual posto vou abastecer - vários no caminho. Preços similares. Não calculo o impacto da diferença de centavos no final da conta. Qual escolho? Aquele que me dá um pão de queijo delicioso se completar o tanque! E olha que preciso descer do carro para pagar e pegar o meu prêmio... Decido por ele, ao invés daquele que posso pagar sem sair do carro, ou aquele outro mais barato. Por quê? Porque ao invés de sentir o cheiro desagradável da gasolina, já fico pensando no aroma do pão. Simples assim. Pega meu emocional. O preço do pão de queijo? R$ 2,89. Poderia comprar em outro posto... mas é muito empenho pensar nisso tudo. Tão mais fácil, abastecer, pegar o pão e já sair comendo...
Se a proposta fosse um desconto de 1,44% no preço do tanque cheio eu sequer consideraria. A experiência, o prêmio tangível aumenta a percepção de valor. Não paramos para fazer contas.
Não somos predominantemente racionais como consumidores. Por que as promoções devem ser?